Jade - Sistema de Gestão ao Vivo

O que é um Live Management System?

Um novo modelo de sistemas de informação se faz necessário na indústria 4.0. Os sistemas do tipo EAM (Enterprise Asset Management), YMS (Yard Management System) e LMS (Labor Management System) têm se fundido, tornando impossível a dissociação das informações e processos a eles integrados.

Com o advento de novas tecnologias de IoT (Internet of Things), tais como, Beacons e RFID auxiliando na rastreabilidade e embarcados cada vez mais baratos, um mundo de possibilidades de novas tecnologias e soluções mais ágeis se torna possível.

Para isso o Jade-LiMS (Live Management System) vem consolidar o monitoramento ao vivo dos principais componentes do seu processo, desde os recursos da produção, máquinas, ferramentas, até mesmo os funcionários. Tudo isso garantido através de inteligência artificial para uma maior predição da vida dos ativos, o controle e segurança do processo.

Interessado nessa solução?

Entraremos em contato passando uma proposta comercial o mais breve possível!

Solicite contato
Ou fale
conosco por
WhatsApp:
(16)98135-4817 (19)99268-1213

Como ele funciona?

Trator arando o campo

A solução de um Sistema de Gestão ao Vivo permite a sincronização dos principais processos previstos. Dentro do planejamento do tráfego de carga e descarga, os recursos são agendados e janelas de tempo atribuídas, indicadores mensuráveis de aumentos da eficiência consideram a histórica utilização de recursos melhorados, durações de rendimento mais baixos e tempos de espera mais curtos para veículos, a transparência obtida coloca o usuário em uma posição para reconhecer desvios no início e para iniciar as contramedidas necessárias rapidamente.

Ao implementar o gerenciamento de mão de obra a essa solução, amplia-se o controle das ferramentas corporativas que ajudam as empresas a planejar melhor seu trabalho diário e processos, para melhor entrega de produtos e serviços, facilitando o "relatório de produtividade do trabalho" e a análise de unidades de trabalho, assim também ajustando as unidades de tempo para permitir o rastreamento de mudanças.

Com uma gestão eficiente do controle do ciclo de vida de todos os seus ativos físicos e pessoas, você maximizará a eficiência e valor. O gerenciamento de ativos envolve o controle de construções físicas, comissionamento, operação, manutenção, ativação e desativação de instalações e equipamentos de forma eficaz, sendo possível reduzir os custos de capital e os custos operacionais, aumentar a vida útil dos ativos e, consequentemente, o retorno dos ativos ROA (Return on Assets).

Por que unir os três sistemas?

YML-LMS-EAM

Primeiramente nem todo negócio solicita todas as implementações dos três sistemas, ou até mesmo a completa de um, mas podem usar um módulo de cada solução. É comum então no processo de implantação de um sistema a customização exclusiva ao cliente, o que faz com que um projeto leve mais tempo de implantação, ou seja, fique mais caro. Com as diversas experiências da equipe da Shinier chegamos a uma solução modular de alta aderência, eficiente e inovadora. Com um modelo de dados genérico e descentralizado, é possível rapidamente ter a análise desejada para apoiar decisões das gerências dos mais diversos setores.

Entre as principais funções incorporadas podemos citar:

  • Gestão dos processos livremente configurável para controle flexível de tarefas;
  • Planejamento e reserva de recursos e janelas de tempo (slots);
  • Registrar o tempo real de realização das tarefas e compará-lo com o tempo padrão estimado para cada uma delas;
  • Total transparência sobre a localização dos ativos através de IoT, permitindo inventário automatizado, on-line e registro histórico;
  • Gerar relatórios por departamento ao qual pertence o operador, turno de trabalho, tipo de usuário por produtividade e eficiência, tipos de processo realizado, período de tempo, inclusive em termos diários.
  • Gerenciamento do ciclo de vida do ativo preditivo e agendado, das entradas, movimentações, manutenções e saídas dos bens corpóreos e incorpóreos, baseado em tempo, prioridade e capacidades;
  • Integração com demais sistemas legados de chão de fábrica e administrativos, ou qualquer outra solução da Shinier;

A importância da gestão

Modelo de Forças de Poter

Avançar sobre as 5 forças de Porter é o desafio de todo negócio, e com o monitoramento ao vivo do Jade-LiMS, superar o poder de barganha dos fornecedores é possível por meio da previsão precisa das demandas de compra dos ativos e procura do melhor preço; a gestão preditiva e automática também permite a sua equipe procurar novas tendências e inovar, ganhando assim a vantagem sobre o poder de barganha entre a concorrência, novos entrantes e novos produtos.

Otimizar o desempenho dos funcionários e a utilização dos ativos reduz custos operacionais e elimina o tempo de inatividade não planejado. A implantação de uma solução LiMS agrega valor e maximiza a vida útil de todos os tipos de ativos – produção, instalações, transporte e TI. Permite que sua organização desenvolva planos robustos para calibração de instrumentos, além de programas de manutenção de ativos (preventiva, preditiva e corretiva), melhorando a eficácia diária das operações e da equipe técnica, melhorando o produto final entregue ao seu cliente, superando o último poder de barganha.

O papel da tecnologia

IoT

Como você já deve saber, a gestão de ativos não é uma tarefa das mais simples: decidir pela necessidade de aquisição do bem, armazená-lo em condições ideais, capacitar colaboradores para operá-lo e controlar o consumo de materiais.

A solução também melhora o gerenciamento dos equipamentos e instalações para aumentar sua confiabilidade e garantir a conformidade normativa com padrões como ISO 50001, ISO 55000 e ISO 17025, leis, regulamentos e requisitos específicos de cada segmento, tudo isso reduzindo o uso de energia e apoiando iniciativas de sustentabilidade.

Tudo isso fica mais fácil com apoio de sensores como Etiquetas RFID ou Beacons que são lidos por coletores móveis ou celulares; ou se comunicam ativamente por antenas de rádio frequência ou embarcados, com o mapeamento da empresa da planta e recursos espalhados estrategicamente, a confiabilidade do rastreio é garantida pelos algoritmos de inteligência artificial. Conheça mais sobre nossa solução Jade-LiMS requisitando um consultor da Shinier.