Quanto custa para desenvolver um site?

O preço médio para a desenvolver um site pode ficar entre R$ 800,00 e R$ 24.400,00 para um site com e-commerce. Vale ressaltar que a precificação de um site institucional é diferente de uma loja virtual. Existem diferenças nos tipos de sites, mas é importante levar isso em consideração. Cada tipo atende a diferentes requisitos, dependendo de cada necessidade, e indica qual a aplicação mais adequada para sua empresa. Já os custos envolvendo manutenção de um site podem variar entre R$ 200 e R$ 7.000 no caso de sites de pequenas ou grandes empresas.

Porque desenvolver um site responsivo?

Sites responsivos são projetados para caber em seu smartphone ou tablet. Se você visualizar seu site em seu celular ou tablet (e não mais em seu computador), as informações permanecem as mesmas, mas reposicionadas para proporcionar aos usuários uma experiência de navegação mais confortável. Já um web app é um site que se comporta como um aplicativo, que é acessado de um navegador e se comporta de forma responsiva como qualquer outro site. Você também pode criar um ícone de site para acesso direto à tela inicial do seu smartphone, mas, por exemplo, os aplicativos da web têm algumas restrições em relação aos aplicativos nativos. O aplicativo web, por sua vez, não pode usar todos os recursos do smartphone, o que impossibilita algumas ações. Ele não ocupa o espaço de armazenamento do dispositivo (pois não precisa ser baixado), mas só funciona se você tiver acesso à internet.

Imagem de um laptop, tablet e smartphone exibindo a mesma página com o texto 'Responsive Design'. A cena destaca a adaptação de desenvolver um site com design responsivo em diferentes dispositivos, incluindo um bloco de notas, óculos e uma xícara de café ao lado.

Porque desenvolver um site?

Ao criar um site, seu negócio gera mais possibilidades de interação, facilitando a aproximação e a compreensão do seu público-alvo. Melhorando a comunicação, você tem acesso a mais feedbacks, e assim pode adequar melhor os seus produtos às necessidades dos seus clientes.

Referências

  • CHAFFEY, Dave; ELLIS-CHADWICK, Fiona. Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice. 7. ed. Harlow: Pearson, 2019. Aborda estratégias e táticas de marketing digital, enfatizando a presença online. Pearson.
  • KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson, 2018. Discute marketing digital e a importância de sites empresariais. SBS
  • TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital: Tudo o que você precisa saber sobre marketing digital e redes sociais. São Paulo: Novatec, 2010. Explica como sites são essenciais para interagir com o público e aumentar a visibilidade. Amazon.
  • STOKES, Rob. Marketing Digital: Estratégias para otimizar a presença online de sua empresa. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. Enfatiza como um site bem projetado melhora a interação com clientes e estratégias de SEO. Cengage.
WhatsApp