Quais são as etapas do desenvolvimento SCRUM de um software?

O desenvolvimento de software é um processo complexo que pode ser significativamente otimizado com o uso de metodologias ágeis. Diferente dos métodos tradicionais de desenvolvimento, as metodologias ágeis proporcionam maior flexibilidade e capacidade de adaptação, focando em entregas incrementais e no feedback contínuo do cliente. Entre as metodologias mais utilizadas, destaca-se o Scrum, que organiza o trabalho em sprints e etapas claras, facilitando o acompanhamento do progresso.

Etapas do Desenvolvimento Ágil

Briefing e Levantamento de Requisitos

A primeira fase de qualquer projeto é o briefing, onde o cliente apresenta suas necessidades e expectativas. Aqui, a equipe de desenvolvimento realiza o levantamento e análise de requisitos, definindo as funcionalidades do software e alinhando os objetivos. Essa fase também é crucial para identificar ambiguidades e propor soluções adequadas. As metodologias ágeis permitem que mudanças nos requisitos sejam ajustadas ao longo do processo de desenvolvimento, garantindo que o software evolua conforme necessário.

Caderno de esboços com mockups de páginas de um aplicativo no nivel wireframe, mostrando rascunhos de layouts para home, sobre e contato, ao lado de uma régua e um laptop.

Prototipação e Priorização

Com os requisitos definidos, entra-se na fase de prototipação, onde são criados esboços das funcionalidades principais. Isso ajuda a visualizar o produto antes do desenvolvimento completo. No Scrum, a equipe trabalha com o backlog do produto, onde as funcionalidades são priorizadas e categorizadas em uma lista to do (tarefas a serem feitas) para serem abordadas em sprints.

Fases do Scrum: Organização do Trabalho

No Scrum, o trabalho é dividido em várias etapas que ajudam a organizar o fluxo do projeto:

  1. To Do: Todas as tarefas do projeto são listadas no backlog e priorizadas de acordo com a importância e necessidade do cliente.
  2. Sprint Planning: A equipe seleciona quais itens do backlog serão desenvolvidos durante a sprint, que é um ciclo de trabalho de curta duração (geralmente 1 a 4 semanas).
  3. Doing: As tarefas selecionadas para a sprint entram na fase de desenvolvimento, onde a equipe trabalha ativamente para implementá-las.
  4. Blocked: Se alguma tarefa enfrenta um obstáculo ou depende de uma ação externa, ela é movida para a coluna Blocked, para sinalizar que está impedida.
  5. Review: Ao final de cada sprint, a equipe faz uma revisão das tarefas concluídas, identificando pontos de melhoria e validando se os requisitos foram atendidos.
  6. Done: As tarefas que foram concluídas com sucesso são movidas para a coluna Done.
  7. Close: Após a validação final e o feedback do cliente, as tarefas são encerradas na fase de Close, garantindo que o que foi entregue atende às expectativas.

Desenvolvimento e Entregas Parciais

Após o planejamento e a priorização das tarefas, o desenvolvimento do software começa. Diferente de metodologias tradicionais, o Scrum permite entregas parciais ao longo do processo. Isso significa que algumas funcionalidades já podem ser disponibilizadas e testadas pelo cliente, enquanto o restante do software ainda está em desenvolvimento. Esse método ágil garante que o cliente já possa utilizar partes do software, aumentando a agilidade no processo e permitindo ajustes mais rápidos.

Quadro de planejamento de Scrum com itens como metas da sprint e ciclos de duas semanas, além de um post-it amarelo com a mensagem "Quality is kept!".
Homem sorridente organizando post-its coloridos em uma parede, colaborando em uma atividade de planejamento de projeto em equipe, enquanto outra pessoa observa atentamente.

Testes e Validação

Com as entregas parciais, o software passa por diversas rodadas de testes, como testes de usabilidade, funcionais e de performance. Essa fase é essencial para garantir que o produto atenda aos requisitos e funcione conforme esperado. Os testes no Scrum ocorrem continuamente ao longo de cada sprint, permitindo a correção rápida de falhas e o aprimoramento das funcionalidades.

Entregas Finais e Implantação

Ao concluir todas as funcionalidades e corrigir as falhas encontradas nos testes, é feita a entrega final do software, também conhecida como implantação. A implantação pode ser feita em fases, garantindo que o cliente possa começar a usar partes funcionais do software em seu ambiente de produção, mesmo antes da conclusão total do projeto.

Pessoas trabalhando em seus laptops, com um ambiente de escritório compartilhado ao fundo. A mesa contém copos de água, post-its coloridos e cadernos, sugerindo um ambiente de colaboração em um projeto de desenvolvimento.

Fechamento, Garantia e Suporte

Depois da implantação, entra a fase de fechamento, onde o cliente realiza uma verificação final do software e oferece seu feedback. Se o que foi desenvolvido atende às expectativas, o projeto é encerrado. No entanto, as metodologias ágeis preveem um acompanhamento contínuo. Por isso, há a fase de garantia e suporte, onde a equipe de desenvolvimento continua acompanhando o software, corrigindo eventuais erros e implementando melhorias conforme necessário.

Referências

  • ADIZES, Ichak. Os Ciclos de Vida das Organizações: Como e Porque as Empresas Crescem e Morrem e O que Fazer a Respeito. São Paulo: Ed. Pioneira Thomson, 1990.
    Este livro é fundamental para compreender como as empresas evoluem ao longo de sua existência, oferecendo insights sobre o desenvolvimento organizacional. Ele também explora como os processos internos, como o desenvolvimento de software, se adaptam a cada estágio da empresa.
    Estante Virtual

  • BLANK, Steven Gary. The Four Steps to the Epiphany: Successful Strategies for Products that Win.
    Este livro é uma referência essencial no desenvolvimento de produtos e no uso de metodologias ágeis para validar ideias e produtos, tornando-o altamente relevante para o contexto de desenvolvimento ágil de software.
    Amazon

  • SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2019.
    Sommerville aborda as metodologias ágeis, como Scrum, dentro do ciclo de vida do desenvolvimento de software, detalhando as melhores práticas e ferramentas utilizadas. Ele é um dos livros mais completos e utilizados por engenheiros de software.
    Livraria Cultura

  • SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1984.
    Embora não seja diretamente focado em desenvolvimento de software, Schumpeter oferece uma visão sobre inovações e mudanças nas estruturas econômicas, conceitos que são fundamentais para entender a importância de metodologias ágeis no contexto econômico atual.
    Instituto Millenium

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