POC: O que é e por que é importante?

A Prova de Conceito é utilizada para que se verifique se o produto funciona em um nível básico, sem ainda pensar em como ele vai performar de fato no mercado. A ideia é remover erros da arquitetura do software e garantir que ele vá rodar em boa forma.

Além disso, a prova de conceito permite a solicitação de feedbacks internos e externos. Assim, os testes são realizados sem muita exposição e permite-se a correção de erros e implementação de melhorias.

No futuro, a fim de realizar um pedido de patente de produtos, você pode utilizar a POC como prova de propriedade intelectual. Dentre seus principais benefícios estão:

  • A redução de custos e riscos, uma vez que a ideia é testada antes mesmo de se investir recursos nela
  • Uma prova objetiva da viabilidade do projeto através de resultados tangíveis, já que a prova de conceito também é uma evidência documentada daquilo que se quer provar sobre o produto final.
  • Aumento da satisfação do cliente, pois nesse processo não é apenas testada a viabilidade da ideia, mas também a técnica e o funcionamento do produto. Dessa forma, é possível identificar falhas ou possíveis ajustes que podem ser realizados.
  • Uma vez que a prova de conceito gera dados documentados, ela também melhora o embasamento para tomada de novas decisões

A prova de conceito é um documento essencial para testar o produto de forma eficiente e garantir que o processo vai correr de forma coesa.

Para entender como fazer isso, entre em contato conosco por comercial@shinier.com.br , ou por WhatsApp +5516981354817 (Marcius)

uma lupa e papéis com gráficos em cima de um notebook
feedbacks

PRINCIPAIS DÚVIDAS

Estamos dispostos a responder todas as suas dúvidas. Abaixo você irá encontrar as principais perguntas que são levantadas por nossos clientes no momento de BRIEFING. Solicite um orçamento, ou consultoria, ou tire suas dúvidas com um consultor clicando no botão abaixo.