Marcius Leandro Junior, CEO SHINIER - 10/08/2021
O desafio de promover o desenvolvimento sustentável requer uma ação coletiva e intersetorial para diagnóstico de entraves e construção de um planejamento adequado. No campo internacional, compromissos políticos assumidos pelo Brasil, como a adesão à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e a promulgação do Acordo de Paris, exigem ações concretas que demandam fortes investimentos em infraestrutura. A contribuição brasileira para a proteção do clima global, aliada a outros investimentos climáticos, exigia cerca de US$ 1,3 trilhão entre 2016 e 2030, segundo estimativa da International Finance Corporation (IFC).
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Sem minimizar o desafio, é certo que o Brasil oferece tantas oportunidades de investimento que, com as condições de mercado certas, é candidato a ser o destino preferencial de investidores que incorporem fatores de riscos ambientais, sociais e de governança (ASG) em suas análises e processos decisórios.
A emissão de títulos verdes, por exemplo, pode oferecer soluções para financiar esforços em larga escala de adaptação às mudanças climáticas, ao mesmo tempo gerando emprego, renda e reflexos positivos para toda a sociedade.
Mas o pleno aproveitamento dessas oportunidades requer a capacidade de incorporar considerações de sustentabilidade na agenda regulatória. De um lado, novas classes de ativos impõe reexame da adequação do quadro normativo às especificidades dos instrumentos. De outra parte, investidores que incorporaram fatores ASG em suas análises possuem necessidades informacionais específicas que precisam de solução, mesmo que por padrões voluntários, como os propostos pela “Task Force on Climate-related Financial Disclosures” instituída pelo FSB.
Trata-se de uma questão estratégica, por isso iremos ver um pouco mais adiante algumas das táticas e estratégias com impacto direto na regeneração do meio ambiente que você pode seguir.
O planejamento de como atuar de forma regenerativa para uma empresa não é uma tarefa simples, e que cabe a grandes empresas ou associações uma maior atenção, porém isso não exclui startups que queiram atuar no setor e vender créditos para pequenas empresas que enxergam o impacto no meio ambiente uma oportunidade de negócios.
O fluxograma a seguir resume de forma visual os objetivos que a empresa deve ter na primeira coluna, os resultados e diagnósticos na segunda colunas, e o estado do planejamento na terceira coluna:
É claro que o apoio da tecnologia seja através de processamento de imagens via satélite, ou inventário de biomassa podem apoiar soluções que monitorem regiões de revitalização florestal. E sensores de qualidade da água podem auxiliar na medição de nascentes, rios e lagos.
A shinier tem empresas parceiras que dominam essas tecnologia e que podem estar auxiliando na sua solução, juntos vamos entregar as soluções ao seu negócio e fazer nossa parte no caminho para um planeta melhor. Entre em contato com contato@shinier.com.br, ou WhatsApp +5516981354817 (Marcius) para agendar uma consultoria.
Para caminhar em direção à responsabilidade socioambiental, é preciso analisar o funcionamento da empresa e encontrar focos de melhoria. Para isso, você pode conversar com os responsáveis por cada setor ou rever os processos planejados para cada um deles. Assim, as tarefas de rotina são avaliadas e repensadas.
Contabilize o desperdício que a sua organização produz, seja em material de escritório, copos descartáveis ou qualquer outro. Pense em medidas de redução de desperdício, como distribuir canecas personalizadas, diminuir o consumo de energia elétrica, de água ou reduzir o uso de papel, por exemplo.
Considere a origem dos insumos usados na sua empresa, dando prioridade aos fornecedores que também têm iniciativas sustentáveis. Reduzir o uso de matéria prima animal ou de produtos que são testados em animais é outra forma de diminuir o impacto ambiental sem alterar nenhum processo interno. A reciclagem também é de fácil adoção e impacto positivo na natureza.
Reflita ainda sobre o impacto da empresa, seja em termos econômicos ou ambientais. As pessoas que moram ou trabalham no seu entorno podem se beneficiar das suas atividades de alguma forma? Se você estiver com dificuldade para visualizar uma forma de impactar positivamente a comunidade, converse com uma ONG ambiental da sua região em busca de parceria.
No Brasil e em outros países há a necessidade de haver uma adequação das empresas ao meio ambiente. Um modo de fazer isso é apostar na compra sustentável. Essa é uma atitude que evita um alto impacto ao meio ambiente. Ao mesmo tempo cumpre o que está determinado na Lei 9.795/1999, que aborda questões de educação ambiental e implementa a Política Nacional de Educação Ambiental. Mas qual é o conceito desse tipo de compra e quais são os benefícios que sua empresa pode obter?
Essa modalidade é aquela em que se prevê o uso eficiente dos recursos materiais para que seu impacto ambiental seja reduzido. A ideia é integrar elementos ambientais em todas as etapas do processo de compra e evitar as aquisições desnecessárias. Também é possível substituir os insumos por elementos mais sustentáveis, que estejam de acordo com as especificações de uso. Ou seja, os aspectos positivos ao meio ambiente devem estar aliados às necessidades da sua empresa.
De modo geral, os produtos sustentáveis funcionam ou são fabricados de acordo com as seguintes características:
É importante destacar que o produto sustentável não é somente aquele que é reciclado. Ele pode ter outras funcionalidades ou propósitos, como mobílias, transporte e construção. A boa notícia é que há cada vez mais fornecedores que atendem a esses requisitos porque a demanda também está maior.
As compras sustentáveis beneficiam o comprador, o mercado e a comunidade em que sua empresa está inserida.
No primeiro caso, as vantagens são:
Para o mercado, os benefícios que podem ser conquistados são:
Já para a comunidade, as vantagens que podem ser destacadas são:
Essas aquisições podem ser realizadas de diversas maneiras, mas é importante seguir alguns aspectos que fazem toda a diferença.
Veja quais são eles:
Resumindo: a compra de produtos e serviços sustentáveis garante uma melhor reputação para a sua empresa, maior poder competitivo e a conquista de uma boa fatia de mercado.
Agora que você já sabe da importância da compra sustentável, que tal aplicar essa ideia na sua empresa? Entre em contato com contato@shinier.com.br , ou WhatsApp +5516981354817 (Marcius) para agendar uma consultoria.
Pensar na regeneração do planeta pode ser paralisante e até desesperador. Por isso mesmo, o modelo regenerativo propõe um olhar local, contemplando as especificidades de cada lugar. O olhar regenerativo exige que cada empresa estude profundamente seu entorno para analisar cada tipo de relação e necessidade que a comunidade tem.
O impacto da regeneração dos ecossistemas na agenda climática é inegável. De acordo com o World Resources Institute:
A agenda da regeneração também tem o potencial de ser economicamente muito vantajosa. De acordo com um estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em escala global, cada US$ 1 investido na restauração de paisagens degradadas pode render entre US$ 7 e US$ 30.
Isso sem falar que a regeneração de ecossistemas traz oportunidades de geração de emprego e renda. Só nos Estados Unidos, essa é uma indústria de US$ 25 bilhões que emprega 220 mil pessoas, mais do que a de carvão, aço ou de extração de madeira.
Um exemplo desse potencial pode ser visto nos recifes de coral. Apesar de cobrirem menos de 0,1% do oceano mundial, eles sustentam mais de 25% da biodiversidade marinha. Além disso, servem pelo menos um bilhão de pessoas com uma ampla gama de serviços ecossistêmicos – como, por exemplo: proteção costeira, produção pesqueira, fontes de medicamentos, benefícios recreativos e rendimento turístico.
Tem uma ideia de negócio para sua empresa, ou uma startup, conte com a shinier para te dar apoio tecnológico. Entre em contato com contato@shinier.com.br, ou WhatsApp +5516981354817 (Marcius) para agendar uma consultoria.